Rio de Leite

Parceria Rio de Leite, UFMS e Aldeia Limão Verde

30 Setembro 2014  Imprimir 

O Programa RIO DE LEITE em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Aquidauana inicia um trabalho de ação-participativa com os produtores de leite da Aldeia Limão Verde.

Segundo o professor Marcus Vinicius, coordenador do Programa RIO DE LEITE, as primeiras visitas ocorreram no final de março de 2014, quando se discutiu com as lideranças indígenas a possibilidade de uma ação efetiva junto a esta comunidade. Uma palestra com cunho teórico-explicativo, intitulada “Cadeia Produtiva do Leite em Mato Grosso do Sul”, foi ministrada no dia 14 de abril, durante as comemorações da Semana do Índio. Foi realizada também uma visita em algumas propriedades rurais, e apesar do leite ser utilizado mais como alimento básico para subsistência das famílias ele é considerado fundamental.

De acordo com a Dra. Dirce Luz, professora da UFMS e gestora do Laboratório de Microbiologia do Leite (MICROLAB), o acompanhamento da qualidade físico-química do leite será fundamental para a tomada de decisão no quesito higiene da ordenha e manipulação do leite.

Para Robson Rogério Gonçalves, acadêmico do Curso de Biologia da UFMS e bolsista responsável pela coleta e análise do leite, as ações com a Aldeia Limão Verde permitirão uma maior aproximação da Universidade com a comunidade indígena, tendo em vista que Aquidauana possui 11 aldeias e uma das maiores concentrações de índios do Brasil.

Está previsto ainda para este ano um Dia de Campo no Centro de Referência em Produção e Beneficiamento de Leite do Estado de Mato Grosso do Sul (UEMS-Leite), onde os produtores poderão visualizar o Gado Girolando e as principais tecnologias disponíveis para a produção de leite.

  • 1
  • DSCN0839
  • DSCN0842
  • DSCN0857

Comentários