Rio de Leite

VI EXPANLEITE - Exposição Pantaneira de Gado de Leite

17 Setembro 2014  Imprimir 

Entre os dias 13 e 16 de agosto de 2014 ocorreu em Aquidauana / Mato Grosso do Sul a 6º Exposição Pantaneira de Gado de Leite. O evento foi realizado durante a 47ª Expoaqui e contou com a exposição de animais, especialmente das raças Girolando e Gir; com o Shopping Leiteiro, para comercialização contínua de animais; e com o tradicional Torneio Leiteiro do Pantanal.
Este ano estiveram em exposição 25 animais pertencentes aos produtores Alcino Sanches da Estância Água Doce, Marcelo Porte de Souza da Chácara Vitória, Deair Maria Rezende Marques da Fazenda São José parte A e Francisco Gomes de Cezar da propriedade Rancho Verde.


A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul / Unidade Universitária de Aquidauana (UEMS/UUA), através do Programa RIO DE LEITE, também participou ativamente das atividades, fazendo a gestão do evento e dando suporte ao manejo diário aos animais, sendo envolvidos 29 alunos do Curso de Zootecnia sob tutoria do professor Dr. Marcus Vinicius Morais de Oliveira.
A esgota das vacas do Torneio Leiteiro do Pantanal ocorreu no dia 14 às 17h00 e as pesagens oficiais se deram nos dias 15 (1ª Ordenha 5h00, 2ª Ordenha 17h00) e 16 (3ª Ordenha 5h00, 4ª Ordenha 17h00), sendo as ordenhas realizadas pelo Sr. Evandro Mendes Ferreira e Sr. Messias da Silva Ferreira. A ordenhadeira automatizada em sistema de balde ao pé foi disponibilizada pelo Zootecnista Marcelo Borges da Casa da Ordenha, em Campo Grande.
Participaram cinco vacas, sendo a Grande Campeã a vaca Menina, da raça Girolando (7/8 Holandês x 1/8 Gir) pertencente aos produtores Marcelo e Rose da Chácara Vitória, com uma produção média de 25,36 kg/dia e uma produção acumulada de 50,73 kg. A Vice-Campeã foi a vaca Anciã, da raça Girolando (½ Holandês x ½ Gir) também pertencente aos produtores Marcelo e Rose da Chácara Vitória, com uma produção média de 22,26 kg/dia e uma produção acumulada de 44,52 kg. O Terceiro Lugar, ficou com a vaca Manteiga, da raça Girolando (3/4 Holandês x 1/4 Gir) pertencente aos produtores João e Deair da Fazenda São José, com uma produção média de 22,02 kg/dia e uma produção acumulada de 44,04 kg.
De acordo com a Zootecnista e Mestranda da UEMS Mariane da Silva Chiodi, a VI EXPANLEITE foi um sucesso, tendo em vista o grande envolvimento dos produtores de leite de Aquidauana para a realização do Evento. Para o Zootecnista MSc. Roberto Valadares Santos, Gerente de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Aquidauana a exposição de animais leiteiros é de grande importância para o município de Aquidauana, pois motiva mais produtores a se especializarem na atividade leiteira e permite com que a população da cidade, especialmente as crianças, aprendam como um leite de qualidade é produzido. 
Para o Zootecnista MSc. Alysson Martins Wanderley, Técnico em Agropecuária da UEMS, a produção média de 99,8 litros por dia com apenas 5 vacas é muito impactante para Aquidauana, e demonstra o grande potencial dos animais criados pelos produtores especializados na atividade leiteira. Tendo em vista que é a primeira vez que alguns dos produtores levaram animais para participarem de um torneio leiteiro e que a média de produção das vacas da região é de apenas 2,2 litros por dia. Isso reforça para os produtores de leite a importância de criarem animais com maior potencial leiteiro.
O Dr. Marcus Vinicius Morais de Oliveira, Coordenador do Programa de Capacitação Técnica Aplicada a Pecuária Leiteira (PCTA-PL / Programa RIO DE LEITE) agradece a colaboração do Sindicato Rural de Aquidauana, na presença do senhor Timóteo Proença; do Prefeito Municipal de Aquidauana o senhor José Henrique Trindade, do Gerente de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Aquidauana MSc. Roberto Valadares, do Dr. Norton Hayd Rego Gerente da Unidade Universitária de Aquidauana / UEMS, do Zootecnista Marcelo da Casa da Ordenha, da Zootecnista Rejane Figueiró Técnica de Originação do Leite da BRF, do Zootecnista Roni Florian da Nutrifarma, do Zootecnista Edson Simielli da Semex, dos Produtores de Leite de Aquidauana e dos alunos de Zootecnia da UEMS pela fundamental contribuição para realização da VI EXPANLEITE, em Aquidauana / MS.
Maiores informações podem ser obtidas, com o professor Dr. Marcus Vinicius, através do telefone (67) 3904-2907, do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou diretamente no Centro de Referência em Produção e Beneficiamento de Leite do Estado de Mato Grosso do Sul (UEMS-Leite) na UEMS/Unidade Universitária de Aquidauana.

  • Campeã_Torneio_Leiteiro_-_Menina
  • DSCN4282
  • DSCN4292
  • DSCN4294
  • DSCN4303
  • DSCN4306
  • DSCN4320
  • DSCN4344
  • DSCN4359
  • DSCN4385
  • Sem_título_1

Comentários