Rio de Leite

Programa Rio de Leite da UEMS recebe prêmio de Gestão Pública

12 Dezembro 2013  Imprimir 

DSCN2254Nesta quinta-feira (12) o Programa Rio de Leite foi um dos premiados no IX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública pela sua atuação no assentamento rural Rio Feio no município de Guia Lopes da Laguna.

O Programa que é coordenado pelos professores da UEMS/Aquidauana, Andre Rozemberg, Marcus Vinícius e Fabiana Sterza, foi o terceiro colocado na categoria Acadêmica com o artigo: “Tecnologias Sociais para o Desenvolvimento da Pecuária Leiteira no Assentamento Rural Rio Feio em Guia Lopes da Laguna / MS”

A solenidade de premiação aconteceu no auditório da Governadoria, no Parque dos Poderes em Campo Grande e participaram da solenidade autoridades do Estado.

 Apesar do artigo contemplado tratar especificamente dos resultados obtidos em Guia Lopes da Laguna, o projeto atuou também nos municípios de Bela Vista, Nioaque, Sidrolândia, Aquidauana e Anastácio. “Acredito que um dos grandes méritos do projeto foi a metodologia que utilizamos para promover as inovações tecnológicas.”, diz Rozemberg explicando que durante as atividades foram formados 6 grupos de 30 produtores que receberam assistência direta.

“Nós realizamos reuniões de sensibilização com os produtores, convênios com as prefeituras e articulação com vários parceiros, como SEBRAE, UFMS, Laticínios, Governo do Estado entre outros. Para cada cidade foi contratado um técnico para dar suporte ao projeto, eles eram responsáveis por realizar visitas técnica uma vez por mês em cada propriedade rural, instruíam um planejamento estratégico personalizado, o manejo e a recuperação pastagem em sistema rotacionado e plantio de forragens para a época do inverno”, explica Andre. O projeto contou com apoio financeiro do Finep e CNPq.

Segundo o professor Marcus Vinícius, as propriedades assistidas apresentaram aumento na produção de leite, aumento na taxa de lotação das pastagens (número de animais por hectare) e recuperação do solo satisfatória.

O prêmio

O concurso é uma parceria do Governo estadual com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados – (UFGD) e Universidade Católica Dom Bosco – (UCDB) e a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul – Assomasul, Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de Mato Grosso Do Sul – Feserp/MS, Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso Do Sul – Fetems e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado De Mato Grosso Do Sul – Fundect.

 “O prêmio tem um grande destaque devido a sua importância para a gestão pública. São ideias acadêmicas e práticas inovadoras dos servidores que possibilitam o desempenho da administração pública e a qualidade dos serviços” afirma o diretor-presidente da Escola de Governo, André Luiz Godoy.

  • 139464_Banner_IX_Prêmio_de_Gestão
  • DSCN2235
  • DSCN2242
  • DSCN2249
  • DSCN2254

Comentários