Rio de Leite

Projeto da UEMS com objetivo de resgatar Bovinos Pantaneiros e Queijo Nicola é destacado na revista Nature.

25 Outubro 2013  Imprimir 

A prestigiosa revista Nature (Qualis A1 Internacional) publicou uma correspondência sobre o projeto “Resgate Econômico, Ecológico e Sócio-Cultural dos Queijos do Bioma Pantanal”, de coordenação do professor Marcus Vinícius Morais de Oliveira da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade de Aquidauana, ressaltando seu mérito científico, econômico e social.

Na edição dessa semana (21 a 25/10) da Nature International Weekly Jornal of Science foi destacado o projeto de salvamento de genes bovinos pantaneiros, queijos artesanais e conservação do Bioma Pantanal.

Os idealizadores do projeto formam um consórcio entre produtores do Pantanal, cientistas e pesquisadores de diversas instituições brasileiras. O projeto segue a tendência mundial na agricultura de alcançar a nutrição e a saúde pela conservação dos ecossistemas naturais. O extraordinário gado pantaneiro, de origem européia e introduzido no Pantanal há 400 anos é geneticamente resistente às miíases, tripanosomíase, verminoses e carrapatos e tem sobrevivido magnificamente nas condições ecológicas extremas do Pantanal, incluindo desde secas e cheias até o ataque de onças.

O cruzamento dos bovinos pantaneiros com gado de outras variedades comerciais representa a sua principal ameaça de extinção. Acredita-se que existam apenas cerca de 500 desses animais altamente adaptados em um número reduzido de rebanhos geneticamente isolados no Pantanal. O queijo Nicola, um produto típico do Pantanal, preparado com o leite das vacas pantaneiras e que não necessita de refrigeração para sua conservação também está ameaçado de extinção.

Os cientistas propõem a certificação de origem do gado, baseada na seleção assistida por marcadores genéticos associados à composição do leite das vacas pantaneiras e ao fenótipo altamente adaptado desses animais do Pantanal. Embriões e sêmen dos animais selecionados serão postos à disposição de produtores da região, bem como a viabilização da produção do queijo Nicola, junto aos órgãos de fiscalização do governo.

Os participantes do projeto almejam contribuir para a salvação desse gado, fomentar a produção do queijo Nicola, melhorar a vida dos povos pantaneiros e promover a conservação do Bioma Pantanal. O Bioma Pantanal é protegido pela constituição federal e está incluído nos programas Patrimônio Mundial (World Heritage) e Homem e Biosfera (MAB-Man and the Biosphere) da UNESCO.

O artigo pode ser visto em:  http://www.nature.com/nature/journal/v502/n7472/full/502448c.html

Citação: Dani SU, Oliveira MVM. Genetics: cattle, cheese and conservation. Nature 502, 448 (24 October 2013) doi:10.1038/502448c. Publicado online em 23 de outubro de 2013.

Dr. Marcus Vinicius Morais de Oliveira é professor de Gado Leiteiro e coordenador do Núcleo de Bovinos Pantaneiros de Aquidauana (NUBOPAN), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Aquidauana: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • logo-bovino-pantaneiro
  • nature2

Comentários